Bruxismo em Crianças: O Que procurar e como tratá-lo

Bruxismo, ou ranger de dentes, pode ser uma preocupação dentária séria se esse aperto e ranger de dentes corroem o esmalte forte, mas finito, dos dentes. O bruxismo em crianças, acredite ou não, é bastante comum. Aqui está o que você precisa saber sobre bruxismo e o que pode fazer por seu filho.

Causas do bruxismo

Duas a três em cada 10 crianças têm bruxismo, afirma a Fundação Nemours , mas a maioria acabará por superá-lo. Não está claro o que exatamente causa o bruxismo, embora dentes desalinhados sejam uma provável suspeita. Freqüentemente, as crianças rangem os dentes se estiverem com dor, enquanto outras crianças podem fazer isso como uma forma de aliviar a ansiedade ou o estresse. O aperto e ranger de dentes também podem ser causados ​​por hiperatividade, paralisia cerebral ou mesmo por uma reação a medicamentos comuns.

O bruxismo causa principalmente dores de cabeça, dores de ouvido, dores faciais e problemas na mandíbula, mas observe seus filhos para evitar que eles rachem os dentes ou desgastem o esmalte dentário. É vital saber se seu filho tem a doença, mesmo se ele ainda tiver os dentes decíduos.

Descobrir se eles têm

Determinar se seu filho tem bruxismo pode ser complicado, porque a criança muitas vezes não percebe que está sofrendo. Verifique se eles estão fazendo barulho durante o sono à noite ou pergunte a um irmão que divide o quarto com eles. Se seu filho reclamar de dor no maxilar ou dor ao mastigar, isso também pode indicar bruxismo.

Ele está particularmente preocupado ou zangado com alguma coisa? Se essas emoções coincidem com o som de ranger de dentes enquanto eles dormem, é hora de prestar atenção. As crianças sentem muita ansiedade em geral, e você pode precisar resolver a causa raiz por meio de outro tratamento médico ou intervenções para aliviar o estresse, como um banho quente ou música suave antes de dormir.

O que fazer a seguir

Se você acredita que seu filho tem bruxismo, agende um exame odontológico para um diagnóstico adequado e posterior tratamento. Seu dentista pode até solicitar um protetor bucal personalizado para usar à noite, a fim de evitar ranger e dor residual. Escovas de dente movidas a bateria, podem defender ainda mais seus dentes, desencorajando um estilo de escovação excessivamente agressivo.

O bruxismo em crianças, como resultado de estresse, pode ser evitado tomando cuidado especial para ajudar as suas crianças a lidar com isso de forma adequada. A boa notícia é que a maioria das crianças acaba superando a tendência, mas não custa nada marcar uma consulta no dentista para primeiro diagnosticar o problema, permitindo que você o trate da melhor maneira possível.

O objetivo deste artigo é promover a compreensão e o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal.
Não se destina a ser um substituto para o aconselhamento profissional, diagnóstico ou tratamento.
Sempre procure o conselho de seu dentista ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica ou tratamento.

Add Comment