Saiba quais alimentos podem causar danos aos dentes

Todo mundo já sabe a importância de uma alimentação balanceada para a manutenção da saúde do nosso corpo. Mas comer bem também faz bem para nosso sorriso. Muitos alimentos ácidos podem causar, por exemplo, uma dor aguda de dentes. O incômodo acontece quando o esmalte e a gengiva estão comprometidos.

Para evitar o ‘comprometimento’ das regiões paliativas, o melhor é evitar o consumo exagerado de alimentos ácidos. Confira alguns alimentos ácidos que podem causar sensibilidade:

  • Cerveja – *pH 4,0 – 5,0
  • Tomate – pH 3,7 – 4,7
  • Maçã – pH 3,8
  • Catchup – pH 3,7
  • Refrigerante – pH 2,7
  • Vinagre – pH 2,4 – pH 3,3
  • Café – pH 2,4 – 3,3
  • Limão – pH 2,2

*Lembrete: Qualquer alimento abaixo de sete é considerado ácido. Uma solução neutra é igual aos mesmos sete.

De acordo com estudo da Sensodyne, cerca de 30% dos brasileiros sofrem de sensibilidade dentária. Os especialistas ressaltam que não é recomendado produzir creme dental caseiro utilizando bicarbonato, pois isso só agravará a perda de esmalte dos dentes, causando sensibilidade.

Dessa forma, muitos pensam: é só escovar os dentes rapidamente. Errado! Os dentistas alertam que os cremes dentais vão reagir a acidez dos produtos, caso escove imediatamente após consumi-los. O ideal é que sempre aguarde de 20 a 30 minutos para a escovação. Além disso, sempre é recomendável uma visita periódica a cirurgiões dentistas, para que possa saber se tem ou não este problema e como proceder o mais rápido possível no tratamento.

Outro ponto

O tão desejado clareamento a laser para deixar os dentes mais brancos que uma folha de papel sulfite também pode causar ou acelerar as sensibilidades nos dentes. Por conta disso, sempre se recomenda um clareamento em gel. Esse processo é feito pelo próprio dentista.

Consiste na criação de molde dentário como se fosse replicar um aparelho móvel, mas, na verdade, são criados dois objetos com a identificação exata da sua boca e que podemos aplicar um produto (desenvolvidos nos próprios consultórios) na hora de dormir por meio de seringa e dormir com ele na boca. Além de manter seu esmalte, isso irá branquear os dentes também de forma eficaz.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram