O clareamento dental, ao contrário de procedimentos como os tão famosos laminados cerâmicos, promove uma melhora na tonalidade dos dentes sem deixá-los com aspecto artificial, mantendo o degrade natural das cores que compõe a estrutura dental, translucidez e brilho além de deixar os dentes com aspectos de “mais limpos”.

Mesmo com muitos estudos científicos que provam que o clareamento é um procedimento seguro e eficaz, muitos colegas ainda são reticentes quanto à indicação e realização do tratamento.

O processo pode ser realizado em dentes vitais e não vitais (quando o canal foi tratado), tanto em casa quanto em consultório. A escolha da maneira como será realizado varia, basicamente, de acordo com as necessidades do paciente.

CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO

Após profilaxia dos dentes com pasta de pedra pomes, utilizamos vaselina sólida para a proteção dos lábios contra possíveis queimaduras causadas pelo peróxido e, também, para a acomodação dos afastadores labiais (que vão impedir que bochecha e língua entrem em contato com o gel). Roletes de algodão são posicionados no fundo de saco gengival (ou fundo de sulco) e é realizado o vedamento da gengiva marginal com barreiras gengivais, compostas de resinas fluidas fotopolimerizáveis. Após polimerização da barreira, é feita uma checagem com espelho clínico, no sentido inciso-cervical, para verificar se ficou algum ponto sem recobrimento de barreira. Se sim, acrescentamos material, polimerizamos e fazemos outra checagem. Os procedimentos que visam à proteção dos tecidos moles são muito importantes, pois o princípio ativo pode causar queimaduras e lesões no paciente.

A manipulação do produto varia de fabricante para fabricante. Uns possuem frascos diferentes de peróxido e espessante para serem manipulados em determinada proporção, outros trabalham com o esquema de seringas acopladas, outros com sistema de caneta com o produto já manipulado, pronto para a aplicação.

O produto é colocado na superfície do gel e sua ação ocorre entre 45 minutos e 1 hora.

Há estudos que relatam a não necessidade de fonte luminosa (laser ou led) para a ativação do gel e, também, da não necessidade de troca do produto durante a aplicação em virtude da manutenção do pH do material. A principal justificativa para a não utilização de fonte luminosa é o aquecimento da superfície do gel que pode resultar em sensibilidade pós-operatória.

Após o tempo de ação, o excesso do produto é removido com o auxílio de sugadores endodônticos ou cirúrgicos, a superfície dental é lavada e pode-se ou não aplicar substâncias dessenssibilizantes para diminuir a dor pós-operatória. Realizamos polimento na superfície dental e repetimos essa sequencia, semanalmente, durante quatro semanas. (A repetição por no mínimo quatro semanas é um procedimento que eu adotei no meu consultório e, havendo necessidade, agendo mais consultas para o paciente).

CLAREAMENTO CASEIRO

Após moldagem e confecção de modelo, é feita uma placa em silicone, individualizada, que respeita as características da mordida e das inserções musculares do paciente. O profissional entrega as placas e a seringa de gel clareador. O produto pode ser utilizado por 1h ou 4h, dependendo do peróxido. Para o hidrogênio, 1 hora de duração, enquanto a carbamida necessita de no mínimo 3 horas de ação até que haja toda a quebra do princípio ativo. A quantidade de seringas fornecidas pelo Dentista varia de acordo com a necessidade do tratamento.

Uma pequena quantidade de gel é aplicada na moldeira, de acordo com instrução do Dentista. Caso o paciente coloque muito material, o extravasamento causará queimaduras na gengiva, adormecimento da língua e, até mesmo lesões ulceradas em tecidos moles.

PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve o clareamento dental?

Consiste em deixar os dentes mais claros e com melhor aparência deixando o sorriso mais bonito e harmônico.

Quais os motivos para se fazer um clareamento dental?

Viagem, casamento, trabalho e estética são os principais fatores que levam as pessoas a fazerem um clareamento dental.

O que pode amarelar os dentes?

Fumo, má higiene oral, medicamentos, alimentação diária com pigmentos naturais e artificiais.

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram