A Periodontia é o estudo da odontologia que se especializa no ramo dos tecidos normais e no tratamento das afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes. A cavidade bucal é composta por periodonto de sustentação (osso) e periodonto de proteção (gengiva).

As doenças periodontais, conhecidas como Periodontite ou Gengivite são infecções multifatoriais, causadas por microrganismos que colonizam as superfícies supra e subgengivais. Esses microrganismos habitam em placas bacterianas presentes nas superfícies dentais ou gengivais.

Atualmente, sabe-se também a importância da manutenção da estética gengival (estética rosa), alcançada por meio da cirurgia plástica gengival, a fim de uma melhor harmonização do desenho gengival ao formato e posicionamento dos dentes.

Também não podemos esquecer a grande contribuição da cirurgia de plástica gengival nos casos de pacientes com sorriso gengival e que não querem fazer cirurgia ortognática.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que pode ser uma doença periodontal?

A doença periodontal pode ser uma infecção causada por bactérias capazes de afetar os tecidos que rodeiam os dentes. Elas caracterizam-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, conhecido como “bolsa periodontal”, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos e sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana, através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, e também com limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço e outros sintomas.

Como é feito o tratamento da Periodontia?

O tratamento para uma doença periodontal é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A Doença Periodontal pode deixar alterações estéticas como sequelas, sendo elas: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos. Nós temos a solução para esse problema!