Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são os riscos de não realizar a restauração?

Se o tratamento não for realizado, a doença cárie pode progredir, atingindo outras estruturas dentais. Assim, pode:

  • Ocasionar dores frequentes e intensas;
  • Necessidade de tratamento endodôntico (canal);
  • E no pior das hipóteses, a perda do dente.

Vale lembrar que os dentes já restaurados devem ser avaliados com frequência pelo cirurgião dentista, pois estes são mais vulneráveis quando comparados aos dentes íntegros.

Como a restauração é feita?

Antes de iniciar a restauração, deve ser feito a remoção de todo tecido cariado. Usam-se brocas em um instrumento de rotação. Após toda a remoção, utiliza-se a resina para restaurar a anatomia e funcionalidade do dente. E por fim, dá-se um acabamento e polimento para remover as rugosidades e porosidades do material em questão.