Pacientes especiais são aqueles que apresentam algum tipo de condição que os façam necessitar de atendimento diferenciado por um período ou por toda sua vida.

Nesse grupo estão incluídos os portadores de doenças metabólicas como o diabetes; alterações dos sistemas como a hipertensão; condições transitórias, como a gravidez; pessoas que perderam sua condição de normalidade como as vítimas de acidentes e, ainda, pacientes com doenças delicadas que exigem habilidade de atendimento: hepatite A, B ou C e/ou HIV.

Existe outro grupo de pacientes portadores de deficiências neuropsicomotoras, os Excepcionais, que, muitas vezes, apresentam doenças bucais que comprometem seriamente a saúde, pois, geralmente, não possuem a habilidade motora para promoverem uma higiene bucal adequada.

Idosos também requerem cuidados especiais, principalmente pelo aumento do consumo de medicamentos que podem conter em sua composição a sacarose (açúcar).

O Especialista nesta área da Odontologia está capacitado a prestar tratamento de alta qualidade cercada dos cuidados necessários a cada situação específica. Por isso é muito e tão importante uma equipe treinada e especializada para o atendimento e o tratamento odontológico.