Os implantes dentários são atualmente uma modalidade de reabilitação oral segura e com alto índice de sucesso, podendo ser utilizados para suporte de vários tipos de próteses, como unitárias e múltiplas, fixas ou removíveis.
São raízes artificiais fabricadas com o metal titânio. Possuem a forma aproximada de uma raiz dentária, sendo inserida nos ossos maxilares. Após um período de cicatrização e união do tecido ósseo ao implante (osseointegração), dentes artificiais de diversos materiais podem ser instalados apoiados aos implantes.
A confecção de próteses sobre implantes dentários permite a reabilitação estética e funcional do paciente e visa recuperar qualidade de vida e autoestima para quem já usa prótese (dentadura) total ou parcial. Além disso, as próteses sobre implantes possuem uma capacidade mastigatória muito superior as obtidas com dentaduras ou próteses parciais removíveis.
Para a instalação cirúrgica dos implantes é necessário um planejamento individualizado para cada paciente, em que uma consulta prévia de planejamento com o cirurgião e o protesista é fundamental.
Existem diversos tamanhos de implantes, portanto exames radiográficos e/ou tomografia computadorizada da região devem sempre ser avaliados previamente. Exames laboratoriais são utilizados para a segurança total do procedimento. Ex.: hemograma, coagulograma, etc.
PERGUNTAS FREQUENTES
Quando fazer?
O implante dentário é indicado em qualquer situação em que houve a perda de um, vários ou mesmo todos os dentes, como citamos no começo deste artigo. Assim como em casos de insatisfação com a mastigação, próteses mal adaptadas, esteticamente desfavoráveis e outras situações que podem ser discutidas com o especialista.
Qual é o material utilizado na Implantodontia?
Muito se estudou sobre os implantes e os seus materiais, na atualidade são apenas dois os que se consideram válidos:
- Titânio puro ou maquiado;
- Titânio com tratamento de superfície (duplo ataque ácido) para melhor osteointegração.